¿Quieres recibir una notificación por email cada vez que Star.med.br escriba una noticia?
Posicionamento em Radiologia, ou posicionamento radiológico, é o estudo das posições em que o paciente deve ficar durante um exame de imagem a fim de obter determinados resultados
Um exame de imagem (exemplo: radiografia ou tomografia) pode parecer simples para o paciente, mas há técnicas que devem ser seguidas pela equipe de radiologia para a sua realização, como o correto posicionamento do paciente – uma das mais importantes para a qualidade final do exame. Em geral, ao realizar o exame, o paciente é orientado a colocar a parte do corpo que deverá ser examinada na área de radiação do equipamento. Para isso, o médico ou técnico radiologista irá posicioná-lo, de acordo com a área de interesse. Esse posicionamento é muito importante, pois afetará diretamente a qualidade da imagem e, por conseguinte, o diagnóstico clínico.
Vamos entender como funciona esse processo, também conhecido por posicionamento radiológico, e como são os posicionamentos padrões que devem ser utilizados em cada situação.
O que é o posicionamento em radiologia?
Posicionamento em Radiologia, ou posicionamento radiológico, é o estudo das posições em que o paciente deve ficar durante um exame de imagem a fim de obter determinados resultados. Isto é, o paciente deverá ficar em posições específicas para que as imagens sejam registradas no momento e posições exatas, para melhor avaliação diagnóstica. Alguns fatores estão correlacionados com o posicionamento em radiologia, como exemplo:
Continue lendo em: Posicionamento em Radiologia: padrões e incidências (star.med.br)
Leia também:
Inteligência Artificial e Radiologia: 5 Dicas Para Implementação (star.med.br)
O que é RIS? 7 Funcionalidades e 6 benefícios do sistema (star.med.br)
O que é Levantamento Radiométrico (Radiometria) (star.med.br)